Brasil, Espírito Santo, Vitória

Vitória – Espírito Santo

Vitória – Espírito Santo é um município brasileiro, capital do estado do Espírito Santo, na Região Sudeste do país. É uma das três capitais do país cujo centro administrativo e a maior parte do município estão localizados em uma ilha, no caso, a Ilha de Vitória[8] – as outras ilhas-capitais são Florianópolis e São Luís. Entre as capitais brasileiras, Vitória possui o 2° melhor índice de desenvolvimento humano (depois de Florianópolis) de acordo com as pesquisas da Fundação Getúlio Vargas. Foi considerada a 2ª melhor cidade para se viver no Brasil pela ONU[10](Organização das Nações Unidas) em 2015. E em nova pesquisa feita pela consultoria macroplan em 2017, Vitória dispara como a melhor capital para se viver na Região Sudeste (Vitória 3°, Belo Horizonte 4°, São Paulo 5° e Rio de Janeiro 8°) em ranking nacional[11] e o maior produto interno bruto per capita do Brasil.[12] Vitória também e dentetora de outros diversos aspectos que a põe entre as melhores cidades do país para se viver, dentre esses, a capital capixaba foi eleita a cidade com o melhor capital humano do Brasil, segundo a revista exame.[13] A capital do Espírito Santo é a 9ª melhor cidade para se envelhecer no País, segundo estudo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.[14] Além disso, Vitória tem o melhor indice de bem-estar urbano entre as capitais brasileiras. 7 entre os 20 melhores bairros de todo país por IDH-M.[15] Vitória foi considerada a 7ª melhor cidade para investimentos financeiros no continente americano em 2015. Estudos também mostram que a capital capixaba é a 3ª melhor cidade do Brasil para abrir um negócio.[16] A capital capixaba conta com diversas praias, as quais não são extensas em razão do tamanho da ilha. Entre as mais conhecidas, está a Praia de Camburi, na parte continental da cidade. Com seis quilômetros de extensão, é a maior praia de Vitória, sendo totalmente urbanizada e possui um belo calçadão, sendo a mais frequentada pelos turistas ao longo dos bairros de Jardim da PenhaMata da PraiaJardim Camburi. Atualmente, conta com seis quiosques em funcionamento e um Posto de Informações Turísticas durante a temporada de veraneio. Outras praias são a Curva da Jurema, a qual também conta com excelentes quiosques e se localiza ao lado do Shopping Vitória, as praias da Ilha do Boi e a Praia da Castanheira, são ótimas opções, principalmente para as crianças, a Praia do Canto, entre outras. Fundada em 1551, a cidade de Vitória preserva ainda várias formas arquitetônicas da época. São casarios, igrejas, palácios e escadarias, localizadas em sua quase totalidade no centro da cidade.
  • Palácio Anchieta: construído pelos jesuítas no século XVI, o Palácio Anchieta abriga desde o século XVIII a sede do Governo Estadual. De frente para o mar, com vista para o Porto de Vitória, a construção guarda o túmulo do padre jesuíta José de Anchieta e é uma das sedes de governo mais antigas do Brasil.
  • Ilha das Caieiras: teve origem com o primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, durante a colonização do estado.
  • Penedo de Vitória: medindo 136 metros de altura, esta montanha-ilha é o símbolo máximo da baía de Vitória
  • Escadaria Maria Ortiz: inaugurada em 1824, a escadaria foi construída na antiga Ladeira do Pelourinho, ligando a Cidade Alta à Baixa.
  • Forte São João: edificado no século XVII, com o objetivo de se defender contra invasores franceses, holandeses, espanhóis e navios piratas.
  • Catedral Metropolitana de Vitória: sua construção foi iniciada na década de 1920. A catedral é um símbolo da arquitetura histórica da ilha.
  • Theatro Carlos Gomes: construído na década de 1920, é um importante imóvel cultural e artístico.
  • Casarios antigos de Vitória
  • Escadarias de Vitória: a cidade conta com belas escadarias, entre as quais a Escadaria Bárbara Lindemberg, que foi construída no século XX e localiza-se em frente ao Palácio Anchieta.
  • Capela de Santa Luzia: erguida no século XVI, é a construção mais antiga da cidade.
  • Igreja de São Gonçalo: construída em 1766 pelas irmandades de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte.
  • Igreja do Rosário: tombada pelo patrimônio histórico, foi erguida no século XVIII.
  • Igreja e Convento do Carmo: fundada em 1682 pelos padres carmelitas.
  • Molhe de Iemanjá: localizado na praia de Camburi, é um importante ponto turístico de Vitória.
  • Orla da Praia do Canto
  • Basílica-Santuário de Santo Antônio: construído na década de 1960 pelos padres pavonianos, é uma das edificações católicas de maior destaque da cidade.
  • Porto de Vitória: é o principal terminal de transporte marítimo da cidade.
  • Praça do Papa
  • Parque Moscoso: primeiro parque de Vitória, construído no fim do século XIX e inaugurado no ano de 1912.
  • Parque Pedra da Cebola: O parque foi implantado em novembro de 1997, num local onde, até 1978, existiu a Pedreira de Goiabeiras, de propriedade da mineradora Vale.O nome do parque deriva de uma grande pedra esculpida pela natureza que repousa sobre outra rocha. Devido a seu comportamento geológico, a pedra se “descama” de maneira similar às palhas de uma cebola. Localiza-se próximo do prédio da Petrobrás e da UFES.
A noite em Vitória se concentra em sua maioria na Praia do Canto, um dos bairros mais elegantes de cidade, onde há cerca de 40 bares, boates e atrações culturais. Outro lugar muito frequentado é a Rua da Lama, que se localiza em Jardim da Penha e que concentra muitos bares, atraindo o público universitário. Existem ainda outras boates e bares variados espalhados pela cidade.

 

Read more      Wikipedia

Tags: , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.
%d bloggers like this: