Brasil, Maranhão, São Luís

São Luís – Maranhão

São Luís – Maranhão (frequentemente chamado de São Luís do Maranhão) é um município brasileiro e a capital do estado do Maranhão. É a única cidade brasileira fundada por franceses no dia 8 de setembro de 1612[8], invadida por holandeses[9] e por fim colonizada pelos portugueses. Localiza-se na ilha de Upaon-Açu no Atlântico Sul, entre as baías de São Marcos e São José de Ribamar. Em 1621 quando o Brasil foi dividido em duas unidades administrativas — Estado do Maranhão e Estado do Brasil — São Luís foi a capital da primeira unidade administrativa. No ano de 1997 o centro histórico da cidade foi declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. As praias são uns dos pontos turísticos mais procuradas pelos turistas que visitam a cidade. Destacam-se:
  • Praia da Guia: final de semana de muito sol e lazer na área Itaqui Bacanga. Centenas de pessoas aproveitam o domingo de sol para se bronzear e se refrescar nas praias da orla marítima do eixo Itaqui Bacanga.
Na Praia da Guia, uma das mais conhecidas e visitadas praias da região, o movimento e intenso logo pela manhã. Banhistas e vendedores ambulantes atravessavam o canal em canoas para enfim chegar a uma das mais belas praias da capital.
  • Prainha: Outro local muito visitado é a Prainha, que fica do lado direito da Praia da Guia, seguindo depois da comunidade do Bonfim. A Prainha é bem aconchegante e dispõe de bares e restaurantes.
Um dos atrativos singular da Prainha é a vista de São Luís. Localizada do outro lado da Rampa Campos Melo, o visitante tem a vista de toda a cidade, do Palácio dos Leões, Convento das Mercês e de todo Centro Histórico. Muitos ficam encantados com a visão panorâmica do centro de São Luis. A vista da cidade é maravilhosa por este ângulo. É perto do centro, dá para ver o São Francisco e toda a cidade nova.
  • Praia do Cajueiro: A praia do cajueiro,fica no bairro de mesmo nome na zona rural da cidade, próximo a Vila Maranhão,na área Itaqui-Bacanga.A praia é deserta e cercada de natureza e é de lá que os moradores da comunidade retiram o sustento da família diariamente. O acesso é feito pela BR-135,seguindo pela estrada que dá acesso ao bairro e a praia.
  • Praia do Amor: A Praia do Amor, que fica em área de Marinha, o acesso já é mais difícil. Distante, aproximadamente, seis quilômetros do bairro Anjo da Guarda, o caminho também é pela BR-135, seguindo pela estrada que dá acesso à Ponta da Espera.
Os veículos ficam no portão de entrada do Porto da Marinha, daí em diante o banhista segue a pé pouco mais de um quilômetro até chegar a Praia do Amor. Um lugar de sossego, primitivo, de puro contato com a natureza. A praia é apropriada para o lazer em família, e as crianças brincam a vontade, pois carros não trafegam na faixa de areia. Aos domingo centenas de pessoas aproveitam o dia de sol na Praia do Amor que contou com os serviços de dois salva-vidas do Corpo de Bombeiros do Maranhão.
  • Praia Ponta d’Areia: é a mais visitada pela população e pelos turistas, devido ao fácil acesso. Encontra-se a apenas três quilômetros do centro da cidade.[66]
  • Praia de São Marcos: destaca-se por suas fortes ondas, e é bastante procurada por surfistas.[66]
  • Praia do Calhau: é uma das praias mais conhecidas da capital maranhense. Apresenta ondas fracas e dunas cobertas por vegetação.[66]
  • Praia Olho d’Água: localiza-se a 13 quilômetros do centro da cidade. É cercada por dunas e vegetação rasteira.[66]
  • Praia do Meio: localizada entre as praias de Olho d’Água e Araçagi, possui águas límpidas e próprias para prática de kitesurf.[67]
parque nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O território do parque, com uma área de 156 584 ha, está distribuído pelos municípios de BarreirinhasPrimeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.[1] O parque foi criado com a finalidade precípua de “proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local.”[2] Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecossistemas de mangue, restinga e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza cênica, aliada aos passeios pelos campos de dunas e à possibilidade de banhar-se nas lagoas, atraem turistas de todo o mundo, que visitam o parque durante o ano inteiro.[4] O parque localiza-se na Microrregião dos Lençóis Maranhenses, ao norte do Brasil, no litoral nordeste do estado do Maranhão. Com um perímetro de 270 km e 156 584 ha de área, o parque está inserido no bioma costeiro marinho, com ecossistemas de mangue, restinga e dunas. Lençóis Maranhenses abriga em seu interior aproximadamente 90 000 ha de dunas livres e lagoas interdunares de água doce, além de grandes áreas de restinga e de costa oceânica. A faixa de dunas avança, a partir da costa, de 5 a 25 km em direção ao interior. Na região encontra-se a nascente do rio Preguiças, que corta o parque até a sua foz no oceano Atlântico.[1][3][4][6][7] São Luís tem manifestações muito fortes como o bumba-meu-boi, festa de tradição afro-indígena que aflora na cidade nas festas do mês de junho. Além disso, possui o Tambor de Crioula, o Cacuriá, o “Tambor de Mina” (religião afro-brasileira, que tem na Casa Grande das Minas Jeje – fundada em meados do século XIX – seu mais importante terreiro, ou Querebetan). Estas manifestações acontecem no período das festas juninas. No carnaval, a tradição de São Luís é um forte carnaval de rua, onde os blocos populares se misturam aos brincantes e às bandinhas tradicionais.

 

Read more      Wikipedia

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.
%d bloggers like this: