Brasil, Rondônia, Porto Velho

Porto Velho – Rondônia

Porto Velho – Rondônia é um município brasileiro e capital do estado de Rondônia. Com uma população de 519,436 habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017), é o município mais populoso de Rondônia, e o terceiro da Região Norte, atrás de Manaus e Belém e o mais populoso município da Região fora do eixo AmazonasPará. Entre todos os municípios brasileiros, é o 45° mais populoso, figurando no mesmo ano como a 21ª capital estadual do país com mais habitantes. É a capital brasileira com maior área territorial, com mais de 34 mil km² (mais extenso que a Bélgica e Israel), sendo também o mais populoso município fronteiriço do Brasil. Ao lado de Teresina, é uma capital estadual que faz fronteira com município de outro estado. É a única capital estadual que faz fronteira com outro país, a Bolívia. As atrações históricas são a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, cenário da série de televisão Mad Maria,[34] produzida pela Rede Globo; a Catedral do Sagrado Coração de Jesus; o Cemitério da Candelária; a sede da Arquidiocese; o terminal ferroviário; a locomotiva Coronel Church (a primeira máquina vinda para a Amazônia, em 1872), as Caixas D’Água (símbolos da cidade, edificadas pelos ingleses); e a igreja de Santo Antônio do rio Madeira.[35] Além de se refugiarem nas várias chácaras, sítios e fazendas próximas à cidade, é comum os moradores da cidade buscarem os balneários nos finais de semana, o que inclui os balneários locais (o do Rio Bonito, do Souza, do 21 e outros) e alguns localizados nos municípios vizinhos, como o do Rio Preto, em Candeias do Jamari. Os igarapés mais conhecidos são Periquitos e Areia Branca. Estas verdadeiras praias de água doce são uma das principais fontes de lazer da família porto-velhense. Alguns desses “banhos” possuem uma grande infraestrutura para receber centenas de banhistas nos finais de semana, como restaurantes, pousadas, quadras e campos de futebol. Porto Velho é a síntese da diversidade cultural do Estado de Rondônia e demonstra seu pluralismo através de seu calendário de festas, onde se destacam os festejos de Carnaval com a tradicional Banda do Vai Quem Quer, fundado no ano de 1981 por Manoel Mendoça, o Manelão, e que reúne mais de 100 mil pessoas nas ruas da capital de Rondônia durante os festejos de Carnaval.[41] Abaixo, segue a relação dos principais atrativos culturais de Porto Velho:
  • Centros culturais: Casa de Cultura Ivan Marrocos, para exposições diversas.
  • Teatro: Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, Teatro Municipal Banzeiros, Teatro do SESC e Teatro do SEST-SENAT.
  • Salas de Cinema: oito salas de cinema, sendo o Cine Rio, Cine Veneza e Cine Araújo (5 salas Multiplex no Porto Velho Shopping).
  • Museus: Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
  • Leitura: Biblioteca municipal, bibliotecas em várias instituições de ensino, tanto superior quanto médio, livrarias como Exclusiva, Nobel e Dimensão e sebos como Carlos Gomes e Revistaria Central.
  • Calendário de eventos anuais: Expovel é a festa agropecuária de Porto Velho, que se inicia com uma grande cavalgada; a peça “O homem de Nazaré”, encenada na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia; o festival de música independente chamado Festival Casarão; Micaretas (carnavais fora de época), sendo a principal o Bloco Maria Fumaça; o Arraial Flor do Maracujá, o maior da cidade e a Zombie Walk (Caminhada Zumbi); O Festival Rock in Leste, é o maior festival de bandas independentes do estado de Rondônia, que acontece duas vezes por ano sempre na zona lesta da cidade de Porto Velho, levando uma grande massa de público, idealizado pelo Coletivo Woodrock que é uma organização de produtores e bandas em prol da cultura local.
  • Culturas populares e folclóricas são oriundas de todas as partes do Brasil e de outros países, trazidas com os imigrantes.

 

Read more      Wikipedia

Tags: , , , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.