Brasil, Roraima, Boa Vista

Boa Vista – Roraima

Boa Vista – Roraima é um município brasileiro e capital do estado de RoraimaRegião Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 332 020 habitantes em 2017. É sede da Região Metropolitana de Boa Vista, além de ser a capital estadual mais setentrional do Brasil e a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador e a mais distante de Brasília, capital federal. Moderna, Boa Vista se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946 pelo engenheiro civil Darcy Aleixo Derenusson, Boa Vista, assim como diversas Cidades Brasileiras, tem forte influência Européia e naturalmente, a sua projeção que teve início em 1944 pelo competente Dr. Darcy, foi inspirado nas ruas e avenidas Parisiense. O seu projeto foi inspirado também na 1ª cidade projetada do País, Belo Horizonte. As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéisbancoscorreios e catedral diocesana. O turismo ainda é mais frequente no interior (o ecoturismo), mas na capital Boa Vista ele começa a se desenvolver. Boa Vista tem ganhado centenas de placas de sinalização turística. Também estão sendo implantadas plantas da cidade por praças e avenidas com suas melhores opções. O emplacamento segue os padrões internacionais. Entre os pontos turísticos, destacam-se:
  • Orla Taumanan: espaço sobre o Rio Branco com lanchonetes, restaurantes, espaços para caminhada e descanso, todas as noites sucessos da MPB são tocados ao vivo gratuitamente. É bastante florida, ventilada e possui uma magnífica vista para o rio Branco.
  • Complexo Poliesportivo Ayrton Senna: ocupa várias quadras, possui lanchonetes, parques infantisquadras de tênisfutebol de salãofutebol de areiavôleide praia, quadras de basquete e outros esportes.
  • Praça das Águas: possui fonte de águas com tons de cor diferentes que reagem com a sinfonia da música que toca em caixas acústicas incluídas abaixo dos bancos (anexo ao Complexo Esportivo Ayrton Senna). Em 2016, a praça passou por reformas, tornando-se uma praça moderna, hoje além das tradicionais águas, o espaço também conta com torres de alimentação solar, para fornecimento de carregadores de celular e internet.
  • Portal do Milênio: monumento situado na Praça das Águas construído no fim do ano de 1999, é um belíssimo monumento e atrai muitas pessoas.
  • Centro de Artesanato, Turismo e Geração de Renda Velia Coutinho: é um lugar para prestigiar e comprar o artesanato Roraimense (inclusive o Indígena), muito bonito e bem cuidado, o Complexo Turístico conta também com um espaço para shows e que toda noite oferece aulas gratuitas de ginástica. Possui também restaurantes e lanchonetes (anexo à Praça das Águas).
  • Praça das Artes: parte do Complexo de Praças da Avenida Ene Garcez, reúne espaços para comercialização de comidas regionais, venda de artesanato, palco para shows e lazer infantil.
  • Praça do Centro Cívico: “o coração da cidade”, “o centro do Centro”. A Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco possui muitas árvores, vários quiosques comerciais e o monumento ao garimpeiro.
  • Monumento ao Garimpeiro: feito em homenagem aos garimpeiros que desenvolveram Roraima na época em que o garimpo com máquinas era permitido no estado. Fica na Praça do Centro Cívico, onde foi construída a primeira pista de pouso da cidade.
  • Catedral Cristo Redentor: possui uma moderna arquitetura, sendo um dos principais templos religiosos do município, também na Praça do Centro Cívico.
  • Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo: a primeira igreja do estado; que foi restaurada e possui características da arquitetura alemã.
  • Palácio da Cultura Nenê Macaggi: bonito e rico em cultura, lá se encontra a principal e maior biblioteca pública do estado (Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco).
  • Vila Olímpica: a Vila Olímpica Roberto Marinho fica num ponto estratégico da periferia. Com ginásios, quadras de diversos esportes como atletismo e futsal, é uma das mais modernas da região e é aberta ao público com aulas gratuitas.
  • Ginásio Totozão: principal ginásio do estado, possui quadra poliesportiva, grande arquibancadapiscina e campo de futebol.
  • Parque Anauá: maior parque da Região Norte brasileira, possui um moderno espaço coberto para shows, uma grande pista de bicicross, uma pista de kart, anfiteatro, o Museu Integrado de Roraima, parques infantis, parque aquático público (abandonado), espaço para aeromodelismo, restaurantes, lanchonetes, um lago, fontes e um horto.

 

Read more      Wikipedia

Tags: , ,

Trackback from your site.

Leave a comment

You must be logged in to post a comment.